Reia Silvia Rios Magalhães e Silva
Universidade Federal do Piauí - UFPI / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Resumo
O texto, na perspectiva da midiatização, tece reflexões empíricas preliminares sobre os discursos e as percepções que os sujeitos educacionais participantes de grupos e núcleos de pesquisa do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí – UFPI mantêm com o foco central da nossa pesquisa de Doutorado que tem como objetivo central, apreender e analisar como ocorre a inscrição dos sujeitos educacionais em processos midiáticos, ou seja, nossa intenção é refletir sobre usos e contextos, por meio dos discursos, para inferir sobre as práticas. As tecnologias associadas aos recursos midiáticos, mais especificamente a Internet com suas novas ferramentas, vêm interferindo na prática docente, afetando o ambiente institucional, práticas e concepções sobre ensinar, aprender, construir e disseminar o conhecimento. Novas alternativas de ensino, de pesquisa, surgem juntamente com as inovações tecnológicas fazendo circular os diversos produtos da comunicação, no espaço não midiático da educação. Como, portanto, os sujeitos educacionais estão reagindo as essas inovações midiáticas? Qual o lugar da mídia no espaço educacional? - De que modo usam e se apropriam da Internet na produção acadêmica e nas relações comunicacionais? Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e da técnica do questionário semiaberto e nossas reflexões serão tecidas em dupla direção: uma para o contexto e outra para os usos: Justificamos esse duplo direcionamento a partir da tradição de uma perspectiva sócia antropológica que valoriza os contextos relacionados aos usos para pensar a problemática. Ou seja, os contextos demarcam lugares dos produtores, lugares dos receptores em relação. Isto vale para a comunicação e vale para a produção do conhecimento. Tencionamos, pois, apreender como os sujeitos agem neste ambiente, investigando como se caracterizam e como ocorre em caso concreto, metodologicamente viáveis, os modos efetivos de usos e contexto, considerando os conflitos, as tensões e os paradoxos, mas, ao mesmo tempo, atentando para a construção de novas formas de práticas interacionais. Nessa primeira aproximação à realidade foi possível inferir que com o aparato comunicacional de hoje o ensino e a pesquisa ganham novo suporte. Entretanto, docentes e discentes precisam estar abertos para incorporar essa nova realidade, integrando harmoniosamente essas técnicas às atividades de ensinar, de aprender e produzir conhecimento.
Abstract
The text, in view of mediatization, weaves empirical preliminary reflections on discourses and perceptions that subjects participating educational groups and research centers in the course of Social Service of the Federal University of Piauí - UFPI maintain with the central focus of our research Doctoral which has as its central objective, seize and analyze how is the enrollment of subjects in educational media processes, ie, our intention is to reflect on the uses and contexts, through speeches, to infer about the practices. The technologies associated with media resources, specifically the Internet with its new tools, have interfered in teaching practice, affecting the institutional environment, practices and conceptions about teaching, learning, build and disseminate knowledge. New approaches to teaching, research, come up with technological innovations by circulating the various communication products, in space no media education. How, therefore, subjects are reacting to these educational innovations media? What is the place of the media in education space? - How and appropriate use of the Internet for academic research and communication in relationships? Data were collected through semi-structured interview and questionnaire technique of semi-open and our reflections will be woven in two directions: one for the background and another for the uses: We justify this double direction from the tradition of an anthropological perspective partner that values contexts related to think of uses for the problem. That is, the contexts of producers demarcate places, places of receptors compared. This applies to communication and goes for the production of knowledge. We intend, therefore, to learn how subjects act in this environment, and investigating how are characterized as in this case, methodologically feasible, effective modes of usage and context, considering the conflicts, tensions and paradoxes, but at the same time, paying attention to the construction of new forms of interactional practices. In this first approximation to reality was possible to infer that the communication apparatus today teaching and research gain new support. However, teachers and students need to be open to incorporate this new reality, harmoniously integrating these techniques to the activities of teaching, learning and producing knowledge.
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