Aline Weschenfelder
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

 

Resumo

artigo propõe estudar os processos de transformação de uma expertise de beleza e moda em celebridade midiática. Para tanto, tomaremos como referência o caso da blogueira Camila Coelho, que passa de maquiadora anônima à figura pública na internet, sendo que atualmente também é vista nas chamadas “mídias tradicionais”. Esta análise traz como fundamento teórico alguns conceitos sobre a noção de midiatização, por considerá-la uma ambiência mais ampla, onde as práticas midiáticas que ilustraremos estão situadas. Entre as perspectivas teóricas eleitas destacamos a circulação, os processos interacionais e as zonas de contato, entre outras. Trata-se de estudo a ser desenvolvido, que se encontra em fase de observação e coleta de materiais de análise.

 

Abstract

The article proposes to study the processes of transformation of a expertise of beauty and fashion media celebrity. Therefore, we will take as reference the case of blogger Camila Coelho, who passing anonymously makeup artist to the public figure on the internet, and currently is also seen in so-called "traditional media". This analysis brings some concepts as a theoretical framework on the notion of media coverage, considering it a wider ambience, where media practices that illustrate are located. Among the elected theoretical perspectives emphasize the movement, the interaction processes and the contact areas, among others. This study is being developed, which is found in the observation phase and collecting material analysis.

 

Texto completo: PDF