Maria Clara Bezerra de Araújo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

 

Resumo

O trabalho aqui proposto objetiva discutir o conceito de interação a partir de uma rede social digital, a fan page do Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O trabalho faz um recorte intencional, selecionando para serem analisadas as postagens sobre o Congresso de Iniciação Científica do IFRN, que acontece todos os anos e em 2014 foi sediado no Campus citado. Como forma de divulgação do evento e de contato com os participantes, foram feitas diversas ações na página, com uma campanha online envolvendo a participação direta dos alunos. Considerando que o Congresso envolve toda a Instituição, que possui 19 unidades de ensino e uma administrativa, o artigo visa a observar como se processam as interações entre seus atores no espaço digital oficial (a fan page do campus). As considerações são feitas, principalmente, a partir das ideias de Primo (2011), sobre a interação mediada por computador, Recuero (2009), sobre sites de redes sociais, Latour (2012), sobre o social, e Castells (1999), sobre a sociedade em rede. As observações levaram à constatação de que as interações são, em sua maioria, do tipo reativas (PRIMO, 2011), ou seja, aquelas que respondem a certas motivações, sem maiores desdobramentos como discussões mais aprofundadas e outros. O questionamento que fica, portanto, é sobre o que seria necessário para a efetivação de um espaço mais interativo, uma vez que essa seria a intenção principal de uma rede social.

 

Abstract

The work proposed here aims to discuss the concept of interaction from a digital social network, the fan page of Campus de Pau dos Ferros Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN). The work is an intentional clipping, selecting for analysis posts on the Scientific Initiation Congress of IFRN, which happens every year and in 2014 was held on the campus quoted. As a way to promote the event and contact with participants, several actions have been made to the page with an online campaign involving the direct participation of students. Whereas the Congress involves the entire institution, which has 19 units of teaching and one administrative, the article aims to observe how we process the interactions between the actors in the official digital space (the fan page of the campus). Considerations are made primarily from the ideas of Primo (2011), on computer-mediated interaction, Recuero (2009), on social networking sites, Latour (2012) on social, and Castells (1999), about the network society. The observations led to the conclusion that the interactions are, in most cases, the reactive type (PRIMO, 2011), ie, those that respond to certain reasons, no further consequences as more in-depth discussions and others. The question that therefore remains is about what would be necessary for the realization of a more interactive space, since this is the main intention of a social network.

 

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