Emmerson Aguilar
Faculdade Estácio de Sá - Maceió

 

Resumo

Este artigo apresenta os principais resultados obtidos através de uma pesquisa conduzida nos anos de 2015 e 2016, que originou a dissertação “It’s always six o’clock now: as gerações de 30, 60 e 90 sob a ótica da pressa, das acelerações do tempo e dos diferentes momentos da evolução das tecnologias da comunicação”. O desenvolvimento do trabalho propõe reflexões sobre a percepção do tempo na sociedade em diferentes momentos da evolução das tecnologias da comunicação: (1) período do predomínio dos jornais, revistas, rádio e cinema, (2) período de expansão da televisão no Brasil e (3) período que compreende a expansão do uso da internet e do surgimento das transmissões via satélite. Discute, assim, a percepção do tempo, traduzida pelas práticas sociais em três décadas distintas: a de 1930, a de 1960 e a de 1990. A base empírica do trabalho consiste em nove entrevistas realizadas de acordo com as técnicas da História Oral, uma proposta teórico-metodológica que agregou novas possibilidades às técnicas já conhecidas e largamente aplicadas nas investigações conduzidas nas Ciências da Comunicação, proporcionando novos horizontes, devido à revalorização de experiências únicas e individualizando vozes em um período histórico onde a “globalização” fortalece o conceito de massas.

 

Abstract

This article shows the main results obtained through a research held in 2015 and 2016, which led to the dissertation “It’s always six o’clock now: the generations of the 30’s, the 60’s and the 90’s through the perspective of hurry, time acelerations and the different moments of the comunication technologies evolution”. The development of the paper proposes reflections about time perception in our societies in different moments of the evolution of the communication technologies, which are: (1) the period of newspapers, magazines, radio and the cinema predominance, (2) the period of the television expansion in Brazil and (3) the period that consists in the expansion of the use of internet and the advent of satellite transmissions. Thus, it discusses the perception of time through the social practices related to hurry in three different decades: the 1930's, the 1960's and the 1990's. The empirical basis of the research consisted of nine interviews which were held according to the Oral History techniques, a theoretical-methodology proposal that added new possibilities to the already known techniques and are widely applied in researches conducted by the Communication Sciences, providing new horizons, due to the revaluing of single experiences and individualizing voices in a historical period where “globalization” fortifies the mass concept

 

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