Lívia Maia Brasil, Josimey Costa da Silva e Emmerson Aguilar de Oliveira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Resumo
Este artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre memes e representação política nas Eleições de 2014 no Brasil, tendo como foco de análise o discurso nos enunciados dos memes e sua propagação nas Redes sociais digitais como forma de participação política partindo da premissa de que o compartilhamento de memes imagéticos políticos, neste período, corroborou para evidenciar a opinião pública acerca deste evento. Através da análise discursiva francesa (AD), a pesquisa nos levou a perceber que a retórica do meme, desqualifica o discurso político tradicional por meio do humor e inaugura uma outra forma de participação política sustentada também pelas dinâmicas de valorização e capital social na internet, além de possibilitar uma análise qualitativa e interpretativa dos fatos discursivos no meme, nos permitindo compreender o que dizem os memes por meio da sua rede de interdiscursos.
Abstract
This article presents the results of the research on memes and political representation in the 2014 Elections in Brazil, focusing on the discourse in the statements of memes and their circulation in digital social media as a form of political participation, starting from the premise that the sharing of image memes political, during this period, corroborated to evidence public opinion about this event. Through the French discourse analysis (AD), the research led us to realize that meme rhetoric disqualifies traditional political discourse through humor and inaugurates another form of political participation sustained also by the dynamics of valorization and social capital on the internet, besides allowing a qualitative and interpretative analysis of the discursive facts in the meme, allowing us to understand what the memes say through the existing interdiscourses.
Texto completo: PDF