Ricardo Duarte Gomes da Silva e Míriam do Carmo Lima
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Resumo
No Brasil os chamados celebrity studies se associam ao estudo das figuras públicas nas mídias online e de massa que, de alguma maneira, despontam enquanto uma figura popular por causa tanto de um espalhamento midiático quanto de uma circulação discursiva sobre a celebridade. Quando falamos dos pastores midiáticos também precisamos falar dos padres midiáticos, enquanto figuras públicas de um mesmo conjunto que, vinculadas as suas igrejas, concorrem nas mídias pela adesão dos fiéis. Este artigo estuda a figura de um padre midiático famoso no Brasil, procurando observar sua performance e representações nas mídias, em conjunto com as falas de seis mulheres de uma comunidade rural mineira que aceitaram opinar sobre ele. Buscamos identificar os modos de conversar entre o padre midiático e os fiéis (fãs) dentro desta nova maneira de adesão ao religioso.
Abstract
In Brazil celebrity studies associate with the study of public figures in the media that somehow emerge as a popular figure because of both the mediatic spread and the discursive circulation about celebrity. When speaking of the media evangelical pastors we also need to speak of the catholic media priests: they are public figures of the same group who, linked with their churches, compete in the media for the adherence of the faithful. This article studies the figure of a catholic priest in Brazil, seeking to observe his performance and representations in the media, together with the statements of six women from a rural community who agreed to give their opinion on the priest. We seek to identify ways of talking between the media priest and the faithful (fans) within this new way of adhering to the religious.
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