Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Resumo
Objetivamos apresentar uma discussão multidimensional do conceito de dispositivo sob a matriz triádica de Peirce (2003) acionando autores como Deleuze (1987), Braga (1994), Ferreira (2006) e Foucault (1997) na condução de caminhos heurísticos que possibilitem construir o marco epistemológico sobre o processo democrático e a construção da identidade do povo angolano tendo, como acionador o comercial do produto/dispositivo “Laranjinha”. O estudo de caso baseia-se num vídeo (institucional) posto em circulação no ano de 2012. A publicação, no canal oficial da empresa privada de telefonia móvel Unitel, apresentando aos interagentes uma promessa: “Unitel para todos”, suscita circuitos atrelados a um contexto de desdobramentos dos processos midiáticos (FAUSTO NETO, 2010). Adentrando nas esferas do institucional, constatamos fortes marcas de reconfigurações étnicas e democráticas à nível nacional daquele país. Ademais, ao ser postado pela instituição e replicado por um ator social, não só funciona como mídia que permite o fluxo adiante (BRAGA, 2012), mas aciona comentários, desencadeando um processo representacional que estabelece zonas de contato (FAUSTO NETO, 2008) entre os sujeitos, instituições e instaura outros circuitos de afetações canhestras (BRAGA, 2011). Portanto, sob angulações dos processos midiáticos, pretendemos verificar quais e como se dão as operações implicadas no processo da construção de identidade nacional e responder sobre quais as marcas constituintes do caso “Laranjinha”. Isto implica refletir sobre algo que resulte talvez, na interação/hibridização (CANCLINI, 1999), das lógicas de ofertas mercadológicas e dos fluxos sócio-étnico-culturais cujas mutações (FAUSTO NETO, 2008) sejam acionadas pelo consumo, pela competência sócio-técnico-tecnológica e pelos usos dos dispositivos midiáticos.
Abstract
We propose to present a multidimensional discussion of the concept of a device under the triadic tree of Peirce (2003), as authors Deleuze (1987), Braga (1994), Ferreira (2006) and Foucault (1997) on the democratic process and the construction of the identity of the Angolan people, having as agent the commercial product / device ""Laranjinha"". The year 2012 was published on the site of the Higher Education Unit, with the name of a group of participants. A context of unfolding of the mediatic processes (FAUTO NETO, 2010). Adhering the spheres of the institutional, strong marks of ethnic and democratic reconfiguration at the national level of that country. In addition, when it is posted by the institution and replicated by a social actor, it not only functions as the media that allows the flow forward (BRAGA, 2012), but it triggers comments, triggering a representational process that causes contact zones (FAUSTO NETO, 2008) among the people, institutions and institutions that are affected by canhestras (BRAGA, 2011). Therefore, in the form of media processes, we intend to find out which companies are involved in the national identity process and to answer which brands constitute the ""Laranjinha"" case. (CANCLINI, 1999), the motivations of market offers and mutant socio-ethnic-cultural changes (FAUSTO NETO, 2008) were triggered by the consumption, by the socio-technical team -technology and the uses of media devices.
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