Eloisa Joseane da Cunha Klein
Universidade Federal do Pampa - Unipampa
Resumo
O texto analisa estratégias informativas e de mobilização em prol da divulgação de conteúdos pela página Caçadores de Notícia, de Ijuí/RS, que deriva de grupos de Whatsapp que já reúnem 10 mil membros. As publicações mais frequentes são ocorrências criminais, acidentes e serviços, sob o lema: “informação em tempo real”. Administrador e colaboradores usam as características do jornalismo móvel: tecnologias móveis digitais; conexões de rede sem fio na cobertura, produção e distribuição de conteúdos; transmissão ao vivo; espalhamento em grupos. Em maio de 2018, a página cobriu a parada dos caminhoneiros e articulou atos públicos, em ações próximas de midiativismo, porém de linha conservadora. Recursos como transmissões ao vivo e espalhamento via whatsapp tornam o alcance do público efetivo, apesar das alterações no feed de notícias do Facebook. Tais articulações em rede têm transformado as campanhas eleitorais, com impacto na eleição de um político de ultra-direita no Brasil.
Abstract
This text explore how informative strategies and mobilization for the dissemination of content in social media are guiding the political use of Whatsapp. The paper analyzes the work of the Facebook page News Hunters Ijuí, Brazil, based on groups of Whatsapp that gather 10,000 members. Administrator and collaborators are not professional journalists, but they use logics of mobile journalism: digital mobile technologies and wireless network connections for the coverage, production and distribution of content; live broadcasting; scattering from social media groups. In May 2018, the page covered the truck drivers' strike in Brazil, genarating news content and articulating public acts. The strategies made audience reach effective, despite changes on Facebook's news feed. This type of network action has provided great changes in the logic of political campaigns, collaborating in Brazil for the election of an ultra-right politician.
Texto completo: PDF