Letícia Bezerra Silva e Beatriz Carvalho da Silva
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Resumo
O ano de 2018 foi profundamente marcado pela temática das eleições. Dentro desse cenário, uma figura já conhecida no meio político ganhou forças e lança a sua candidatura para o cargo de presidente da república. Essa figura é Jair Bolsonaro, deputado que atua na Câmara desde 1991 e coleciona processos e acusações por suas declarações, que ferem constantemente os setores de minorias. O conservadorismo extremo e o ódio frequente presentes no discurso de Bolsonaro ajudam a construir uma imagem de quem fala o que quer, independente do desconforto que isso cause. A campanha é baseada no lema ""Brasil acima de tudo, Deus acima de todos"", reforçando a ideia de uma nação conservadora e religiosa em seu comando. O artigo propõe analisar o discurso oral e em mídias sociais do presidenciável, que se destaca por uma contradição no âmbito virtual. Bolsonaro foi eleito o parlamentar brasileiro mais influente nas redes sociais em 2017 através da pesquisa produzida pela FSB Comunicação. No entanto, também foi acusado de usar robôs para ganhar popularidade no meio digital. Nesse contexto, pretende-se enfatizar os casos direcionados a mulheres, que representam um grande segmento dentro da sociedade e do eleitorado brasileiro.
Abstract
2018 was deeply marked by the theme of the elections. A figure already known in the political environment gained strength and launches his candidacy for the position of president of the republic. This is Jair Bolsonaro, a deputy who has been in the House since 1991 and collects lawsuits and accusations for his statements, which constantly hurts the minority sectors. The extreme conservatism and frequent hatred present in Bolsonaro's speech help to construct an fearless image of the speaker, regardless of the discomfort it causes. The campaign is based on the motto ""Brazil above all, God above all"", reinforcing the idea of a conservative and religious nation. The article proposes to analyze the oral and social media speech from candidate, which stands out for a contradiction in the virtual scope. Bolsonaro was elected the most influential Brazilian parliamentarian in social networks in 2017 through the research produced by FSB Comunicação. However, he was also accused of using robots to gain popularity in the digital world. In this context, it is intended to emphasize the cases directed to women, who represent a large segment within the society and the Brazilian electorate.
Texto completo: PDF