Manuela Rau de Almeida Callou e Nathalia Karolyne de Oliveira Firmino
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Resumo
O artigo apresenta uma análise a respeito das notícias divulgadas antes, durante e após a Semana Mundial da Amamentação de 2018, em Alagoas, veiculadas em plataformas tradicionais e digitais de comunicação. Analisamos os discursos que circulam na mídia hegemônica impressa e digital, contemplando a comunicação pública divulgada a partir de notícias de interesse dos cidadãos, sobre a importância da amamentação. Trazemos para o debate os conceitos de Bourdieu e Foucault, no contexto social em Alagoas, e a produção discursiva, a partir das categorias mencionadas por Pêcheux, em suas pesquisas sobre análise do discurso.
Abstract
The article presents an analysis of the news published before, during and after the World Breastfeeding Week of 2018, in Alagoas, carried on traditional and digital platforms of communication. We analyze the discourses that circulate in the printed and digital hegemonic media, contemplating the public communication divulged from news of citizens interest, on the importance of breastfeeding. We bring to the debate the concepts of Bourdieu and Foucault, in the social context in Alagoas, and the discursive production, from the categories mentioned by Pêcheux, in his research on discourse analysis.
Texto completo: PDF