Ursula Betina Diesel
Universidade de Brasília - UnB

 

Resumo

Pichações são formas de expressão de resistência próprias da dinâmica urbana. Sua semiose envolve elementos espaço-temporais das cidades, da concentração das problemáticas humanas. São vivências que refletem e provocam tensões. A prisão do expresidente Lula - em sete de abril de 2018 - teve como uma das repercussões muitas pichações, especialmente chamando “Lula livre” e “Lula pela democracia”. Imediatamente plataformas midiáticas fizeram referências às pichações como ataques ao patrimônio e à democracia. Não houve contextualização das ações enquanto reação a um processo mal conduzido e prisão política. Nessa relação, os objetivos aqui são observar o papel da pichação em cenários sócio-comunicacionais a partir da atenção dada por plataformas midiáticas a pichações relacionadas à prisão de Lula; destacar a inversão que se apresenta nas plataformas midiáticas, onde a vivência da democracia é apresentada como vítima das pichações; e, então, pensar sobre a relação entre a vida em sociedade e as pichações, o que valoriza seu aspecto de reação a uma tensão, logo, resistência. Tal percurso tem como base a observação de dispositivos midiáticos que procuram configurar a percepção da sociedade, de seus destaques em relação à temática da pichação, de comentários postados quanto a essas menções. Procurou-se, a partir do olhar de matriz peirceana - em que pensar é fazer semiótica - valorizar a relação e a tensão, e compreender mais fortemente a importância dos aspectos sociais na semiose, trazendo, para tanto, um pouco da visão latino-americana de Echeverría, que situa o ser humano como sujeito de transformação.

 

Abstract

Graffiti are forms of resistance expression typical of urban dynamics. Its semiosis involves space-time elements of cities, the concentration of human problems. These are experiences that reflect and provoke tensions. The arrest of former President Lula - on April 7, 2018 - had as one of the repercussions many graffiti, especially calling ""Free Lula"" and ""Lula for Democracy"". Immediately media platforms made references to these graffiti as attacks on heritage and democracy. There was no contextualization of actions as a reaction to a misdirected process and political imprisonment. Therefore, the objectives here are to observe the role of graffiti in socio-communicational scenarios from the attention given by media platforms to graffiti related to Lula's arrest; to highlight the inversion that appears in the media platforms, where the experience of democracy is presented as a victim of the graffiti; and, then, think about the relationship between life in society and graffiti, which values its aspect of reaction to a tension, then resistance. This route is based on the observation of media devices that seek to configure the perception of society, its highlights in relation to the graffiti theme, of comments posted on these mentions. It was sought, from the peirceana matrix look - in which to think is to make semiotics - to value the relation and the tension, and to understand more strongly the importance of the social aspects in the semiosis, bringing, therefore, a little of the Latin American vision of Echeverría, which places the human being as subject of transformation.

 

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