Confira a lista de trabalhos selecionados na segunda chamada para o 7º Colóquio Semiótica das Mídias. As apresentações de todos os trabalhos serão no dia 28 de novembro.
Andressa Aryelly (UFPA) Hidro vs Barcarena: analise de comunicação na perspectiva de Habermas
Carlos Alberto de Albuquerque Spinelli (UFAL) A autonomia da arte performática de Madonna: os atos políticos e culturais na Confessions Tour
Cynthia Vergara Maldonado/Maria Cristina Torres Andrade (UACh) ¿Qué es familia? Familia como Modelo Viable de Sistemas: Una propuesta democrática de abordaje desde la eficiencia de la organización más allá de la estrutura
Eduardo Covalesky Dias (UNISINOS) Entre o cidadão e a política: circulação discursiva como espaço de descobertas para a compreensão da democracia em redes digitais
Fernanda da Escóssia (IBMEC Rio – CPDOC/FGV) Invisíveis: as Trajetórias de Brasileiros sem Documento em Busca de Identidades, Direitos e Cidadania
Isabel Levy Sobreira (FIOCRUZ) Comunicação e Saúde: mundos semióticos em disputa em tempos de midiatização
João Paulo Rodrigo Hermes da Silva/Luciana Miranda Costa (UFRN) DISCURSO E HEGEMONIA NO JORNAL TRIBUNA DO NORTE: a gestão privada de serviços públicos e a construção de sentidos sobre as Organizações Sociais (OSs)
Marcelo Machado da Motta (UFF/UPPES) Violência midiática como (re)configuração da participação democrática: uma leitura atualizada da figura do “criminoso”
Rafael Pamplona (FAP) O audiovisual e a visibilidade dos museus – uma análise do discurso do Museu doMarajó, no Pará
Victória Adryelle Pereira da Silva/Ana Patricia A. Leal (UFAL) A presença feminina na política brasileira: um estudo sobre a baixa participação das mulheres nos poderes legislativo e executivo e a contribuição da mídia para este cenário
Zulmira Nóbrega/Steniel Vieira (UFPB) A circulação de notícias do Programa Policial Correio Verdade nas penitenciárias paraibanas
____________________________________________________________________________________
Todos os resumos já selecionados seguem aptos para a apresentação em 28 de novembro:
Aline Weschenfelder (UNISINOS) De olimpianos e públicos à celebridades e coletivos: conceitos e cenários da sociedade dos meios à midiatização
Allex Rodrigo Medrado Araújo (UnB) A efemeridade das imagens do grafite: dos muros das cidades aos muros do instagram
Ana Caroline Silva Barbosa (UFAL) Redes sociais e fake news: o Senado Federal e a desinformação sobre maconha no Instagram
Ana Flávia de Andrade Ferraz (UFAL) María en tierra de nadie: migração e denúncia no documentário de Marcela Zamora
Ana Gabriela Marcolino Noaro /Ana Clara da Silva Nunes (UFAL/UNIT) Análise de aspectos narrativos presentes na saga The Sims
Ana Isabel Freire Monteiro dos S. Marinho/ Monalisa Pontes Xavier (UFPI) #TeamRefugees: A midiatização dos refugiados nos Jogos Rio 2016
Anaís Schüler Bertoni(UNISINOS) #juntospelamobilidade: Estratégias de Midiatização e Legitimação da Uber no Brasil
Ana Lúcia Medeiros/Luiz Custódio da Silva (UFPB - UFPB/UFPE) Diluição de fronteiras entre redes sociais e mídias tradicionais: o protagonismo dos internautas no fluxo de informações
Andréa Braga Santiago de Sá/Gersika do Nascimento Bezerra (UFRR/UFPR) Vale tudo por um clique? Quando um título contribui para estimular e visibilizar a xenofobia em Roraima
Anelise Wesolowski Molina/Raquel Cantarell (UCB-UnB) A Lógica Semiótica de Peirce: pontos de contato com os Estudos de Gêneros
Anna Regina TSCHÁ(UNICAP)A Arte na Era do Capitalismo: um olhar acerca do capital e da estetização do mundo moderno.
Antonio Fausto Neto (UNISINOS) O Corpo Significante “entre transações discursivas”: o caso Sergio Moro
Arcângela Sena (FAP)Condições históricas nas práticas discursivas do Jornal Nacional nas reportagens sobre a morte de Marielle Franco
Atácia dos Santos Freitas/Keila Negrão(FAP) O Papa é pop - As vozes de Francisco: interações sociais e midiatização de casos de pedofilia e abusos sexuais na igreja católica, a partir da cobertura do portal El País
Bantu Mendonça Katchipwi Sayla (UNISINOS) Mutações do Dispositivo Midiático no Processo de Circulação: O “Laranjinha”, um Estudo de Caso em Angola
Bárbara Isis Martins/Manoella Neves (UFAL) Semiótica Peirciana Aplicada na construção de sentido da marca e seu relacionamento na mídia social digital Instagram
Beatriz Carvalho da Silva/Rhayller Peixoto da Costa Souza (UFAL) A era PT e a necessidade de apagá-la enquanto símbolo de avanços e conquistas sociais
Bruno Cavalcante Pereira (UFPE) Diante da discursividade visual nas fotografias artísticas guerra: um olhar sobre o ensaio Libya Hurra de Maurício Lima
Cadiani Lanes Garcez/Viviane Borelli (UFSM) Lula no RS: uma leitura das notícias em Correio do Povo, Diário de Santa Maria, Gaúcha ZH e Sul 21 sobre a visita à Santa Maria
Camila Lima de Braga (UFBA/ Univers. Lumière Lyon 2) Cobertura das manifestações contra Dilma Rousseff: a circulação dos discursos profanos, especialistas e políticos na imprensa francesa
Cândida Nobre/Maria das Graças Pinto Coelho (UFRN) Dar um tempo: análise sobre a experiência algorítmica na mudança de status de relacionamento no Facebook
Carlos de Gusmão (UFAL) A crise da representatividade na política da sociedade midiatizada: uma abordagem autopoiética
Carlos Sanchotene (UEMG) As marginálias discursivas à construção do leitor coprodutor: um estudo dos gramáticas de reconhecimento nas fanpages de Folha de S.Paulo e Estadão
Catarina Tonet (UFAL) Instagram: novos formatos de espetacularização do eu através das linguagens fotográfica e audiovisual
Claudiane Carvalho (UFBA) A construção da informação entre jornalismo e assessoria de imprensa: implicações da mediatização e das modalidades contemporâneas de circulação
Claudio Cardoso de Paiva (UFPB) O uso do FaceBook como dispositivo comunicacional didático-pedagógico
Cristine Rahmeier Marquetto (UNISINOS) Educação crítica para mídia jornalística: hipóteses e aproximações empíricas
Daniela Nogueira Marques/Carlos Sanchotene (UEMG) A circulação de fake news em redes sociais digitais: um estudo dos comentários de leitores no Facebook
Danielle Henrique (-) Transparência política em plataformas digitais – Uma análise do site “Ranking dos Políticos”
Danyelle Alves da Paixão (UFAL) Feminismo do Futuro? Uma análise do discurso da revista Marie Claire (2018)
Débora Freire/David Fernandes (UFPB) Estética das Fake News nas redes sociais digitais: uma análise das principais notícias falsas sobre a greve dos caminhoneiros
Débora Veríssimo Costa (UFMG) Sinalizar monumentos: os sentidos da memória oficial
Denise Castilhos de Araujo (UNISINOS) As lutas de sentido que mulheres travam para construir o conceito de envelhecimento em páginas de Facebook
Dinarte Bezerra/Margarete Almeida(UFPB) O famigerado direito de resposta
Dryelle dos Santos Souza/Guibson Dantas (UFAL) “O Militar democrata”: análise das estratégias de construção de imagem do Governo Geisel
Eda Franco (ULBRA) As emoções e valores expressos pela voz nos telejornais
Edileuza Rodrigues do Nascimento/Aldo César de Oliveira Holanda (UFAL) Mobilidade Urbana e Sociabilidade: Falhas e soluções mediadas pela Comunicação para o Transporte Público de Maceió-AL
Eloisa Klein (UNIPAMPA) A construção da perspectiva jornalística da página “Caçadores de notícia” e a mobilização pela divulgação
Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues/Karla Regina Macena Pereira Patriota (UFPE) “Meu Patrocínio” e o ethos Sugar: a racionalidade empreendedora de um “pote de açúcar” virtual
Emidio David da Silva Albuquerque Ferraz/Marhia Beatriz Santos Souza (UFAL) Marcas, Discursos e Representatividade na Mídia: um estudo sobre a campanha publicitária de ano novo da VIVO
Emilia Barreto/Virginia Sá Barreto (UFPB) “Roda Viva” nas eleições de 2018: jornalismo, ódio à esquerda e misoginia na entrevista de Manuela D’Ávila
Emmerson Aguilar (FAL)Hegemonia e contra-hegemonia da cultura da velocidade proporcionada pelas tecnologias da Comunicação Social no Século XXI
Fabiana dos Santos Nunes/Mayra Dias da Silva (UFAL) Os Desafios da Comunicação Pública na Sociedade Midiática: A Falta de Divulgação do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
Fabiane Sgorla (UFRGS) A circulação dos estudos sobre Midiatização e Comunicação Organizacional
Felipe Modesto de Souza Silva (UFAL) Evangelização e midiatização as novas formas de propagação da fé através das redes sociais
Fernanda Al Alam Ribeiro (UNISINOS) As mudanças no mundo do trabalho do jornalista e o valor da Liberdade no discurso do Coletivo Jornalistas Livres
Gabriel Sousa Barbosa (UNI7) Sangue na Tela: a Midiatização no caso da Chacina das Cajazeiras
Gersika do Nascimento Bezerra/Manuel José Sena Dutra (UFPA) A viagem das ideias e o processo de inferiorizarão do outro estrangeiro na migração venezuelana para Roraima
Giovandro Marcus Ferreira/Tâmara Caroline Almeida Terso (UFBA) O fenômeno da midiatização em mídia ninja e jornalistas livres
Guibson Dantas/Eloysa Lopes de Souza (UFAL) A construção da imagem pública do presidente Fernando Collor de Melo (1990-1992)
Hálisson Rodrigo Lopes (UNISINOS) A lógica semiótica nos atravessamentos dos campos midiático e jurídico
Inesita Soares de Araujo/Nadja Maria Sousa Araujo (FIOCRUZ) Comunicação e Resistência: que estratégias, para que desafios, em que cenários?
Isabela Silva (UFAL) O impacto das propagandas na sociedade: as perspectivas da campanha “Viva Redondo”
Janyelle Carla Silva Vieira/Pedro Vianna de Sá (UFAL) Mídia Ninja: Uma análise da evolução do coletivo
João Verani Protasio/Inesita Soares de Araujo (FIOCRUZ) #ACulpaNãoÉDoMacaco: midiatização e produção de sentidos na campanha em defesa dos macacos no Facebook, no contexto da febre amarela em 2018
Joquebede da Silva Ferreira/Dayanna Kelly da Silva (UFAL) Transforme-se em Você: A Construção da Imagem Institucional da Salon Line no Instagram
Joyce Silva (UFAL) Hibridização de linguagens e técnicas comunicacionais: ensaio sobre a democratização dos anúncios no Youtube
Júlia Maryana da Silva Araújo (UFAL) A Representação do Autismo nas Plataformas Digitais: Uma Análise da Interatividade no Canal Mundo Asperger
Juliana Linhares Brant Reis (UFBA) Mídia e cidadania: a recepção de produtos audiovisuais pela comunidade surda
Bianca Mesquita/Keyla Negrão (FAP) O suicídio de Bruna Borges:Midiatização e virtualização do corpo: a cultura do suicídio na sociedade contemporânea
Kelvin Victor de Vasconcellos GOMES/Wilmar Rabelo COSTA (UFAL) Agência Jr. Foca News: Integrar é o objetivo, formar é a solução!
Kerolaine dos Santos Costa/Janyelle Carla Silva Vieira (UFAL) A prática do sensacionalismo: uma análise dos sites Pensa Brasil e Jornal do País
Laina Cristina Ferreira Sagica/Arcângela Auxiliadora Guedes Sena (FAP) Análise da expressão “Tchau, querida!” no processo de impeachment da Dilma Rousseff
Laize Ferreira dos Santos/Letícia Bezerra Silva (UFAL) A repercussão de Júlio Cocielo: Impacto das publicações inadequadas no público e na carreira do influenciador digital
Larissa Simões Cerqueira/Dryelle dos Santos Souza (UFAL) Temas políticos nas mídias sociais: uma análise de sua apresentação no canal Nostalgia
Larissa Rocha Ferreira Souza/Fabiana dos Santos Nunes (UFAL) Ouvidoria como instrumento de democratização: Uma análise da Comunicação e Saúde sobre a Ouvidoria de um Hospital Universitário
Laryssa Sarmento Bittencourt/Antonio Klebson Noberto Candido (UFAL) Atenção Básica de Saúde de Coruripe / AL: novas reflexões no campo dos diagnósticos comunicacionais e análises de cenários
Lautaro Cossia (UNR/ORT) Humor, mediatización y memoria. Apuntes sobre las reconfiguraciones paródicas del pasado reciente en Argentina
Letícia Bezerra Silva/Beatriz Carvalho da Silva (UFAL) O discurso de Jair Bolsonaro: as convicções de um presidenciável e os reflexos na vida das mulheres
Lídia Raquel Herculano Maia (UNISINOS) Regularidades, lógicas e estratégias no dispositivo interacional “Página do candidato” no Facebook: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2014
Lisa Gabriela Santos Costa (UFAL) Tecnologias digitais interativas e novos gêneros no cenário audiovisual contemporâneo: o caso da ciberpoesia
Lívia Cristina Enders de Albuquerque/Magnolia Rejane Andrade dos Santos (UFAL) Facebook: a personalização do conteúdo na Era do Big Data
Lúcia Lemos (PUC-SP) Figurações do feminino na realidade dos Hantai Games
Luciana Miranda Costa/Maria Larissa Dennyfher de Moura (UFRN) A copa do mundo é nossa: a contribuição do jornalismo independente no agendamento da grande mídia em 2014
Luiz Manoel Castro da Cunha (CESMAC) O Povo caranguejo – um processo de semiose entre Audálio Dantas, Maureen Bisilliat, jornalismo, literatura e fotografia
Magnolia Rejane Andrade dos Santos (UFAL) José Marques de Melo: Um guerreiro caeté na luta entre as origens e a diáspora
Maísa Carla Pereira de Paula (UFAL) Midiatização Política: As Redes Sociais Como Nova Protagonista de Campanhas Eleitorais
Maísa Carvalho de Souza (UFRN) Midiatização e seus impactos sobre a historiografia da democracia representativa brasileira
Manoella Neves/Ricardo Vernieri (UFAL-UESPI) Observações sobre midiatização a partir do uso político e popular de redes sociais digitais
Manuela Rau de Almeida Callou/Nathalia Karolyne de Oliveira Firmino (UFAL) Midiatização e seus efeitos na Comunicação: A construção dos discursos da mídia e dos profissionais de Saúde a respeito da Amamentação
Manuela Rau de Almeida Callou/Aldo César de Oliveira Holanda (UFAL) Comunicação Pública e Saúde Pública: Uma análise da recepção dos discursos sobre amamentação produzidas pela Secretária de Saúde de Alagoas, em Maceió
Marcelo Igor de Sousa (UFRGS/UNISINOS) As redes sociais nas Eleições 2018 e reconfiguração da Democracia Representativa
Marco Antônio de Oliveira Tessarotto (UNISINOS) Na Dinâmica da Midiatização: estudo de caso da política de inclusão digital, GESAC em comunidades quilombolas
Marco Aurélio Prass (UNISINOS) O retorno do líder: um estudo sobre os cartazes de junho de 2013 e março de 2016
Marcos Reche Ávila (UnB) Uma teoria da dogmatização na linguagem jornalística e da busca pela “evangelização” do leitor
Maria Aparecida Moura (UFMG)Narrativas negras importam: análise semiótico-decolonial de video-performances contemporâneas
Mariano Dagatti (UBA) Costumbrismo aspiracional: Sobre el imaginario hipermediático de Cambiemos (2015-2017)
Maycon Douglas Sousa dos Santos (UFAL) Apropriação cultural pelo capitalismo: a transformação do Festival Holi em mercadoria de entretenimento
Mayra Dias da Silva/Larissa Rocha Ferreira Souza (UFAL) As Relações Públicas no Terceiro Setor: Uma Necessidade Democrática. A análise do Planejamento de Comunicação do Lar de Amparo à Criança para Adoção
Monalisa Pontes Xavier/Hortência Sousa Rocha (UFPI) Ciberativismo e militância política na sociedade em midiatização
Noele Bolzan Duarte (UNISINOS) O movimento Somos todos Odebrecht: o ambiente midiático para além das instituições e atores sociais em interação
Patrícia da Veiga Borges (UFRJ) “Tudo nosso aqui é coisa boa, fresquinha, não tem agrotóxico, é natural”: o debate da soberania alimentar na Feira Orgânica de Olaria
Paula Fernandes Martins de Azevedo (UniFavip) A glamourização da tortura do episódio “June” de The Handmaid’s Tale
Paula de Souza Paes (UEMG) Perspectivas de análise de dinâmicas de midiatização de problemas públicos
Paula Reis Melo (UFPE) Disputas no Campo Jornalístico: quando o jornalismo independente confronta o princípio da imparcialidade
Paula Emanuelly de Araújo L. da Silva/Gildeon Santos de Barros (UFAL) Afroflix: a representatividade negra no audiovisual
Paulo Henrique Basílio Santana (PUC-MG) Bolsonaro e a memória da ditadura: O apagamento do golpe de 1964 e a ascensão de ditadores em 2018
Pedro Henrique Gomes da Paz (UFPB) Diretrizes sobre o uso de redes sociais por jornalistas do Grupo Globo: isenção política em xeque
Raíssa Carimy Figueiredo Albuquerque (FAP) A música como processo comunicacional: a história do aluno de música da UFPA, deficiente visual
Raquel Cantarelli (UnB) A interação humana promovida pela comida: O encontro (construção do self semiótico) em torno do ato de comer
Rian Paulo Ferreira Silva (UFAL) Séries Podcast: a ressignificação do processo midiático de narrativas em áudio para meio digital
Ricardo Duarte Gomes da Silva/Simone Martins (UFV) Experiência de uso das mídias online junto a um grupo de idosos mineiros junto a constituição de um espaço pré-político
Ricardo Lessa Filho (UFPE) Sentir os arquivos que restam: notas sobre as imagens e as fisionomias da dor a partir de Retratos de identificação
Ronald Souza de Jesus (UnB) “Quem é você?”: a crise e a reflexão de Rango (2011)
Ronaldo Bispo dos Santos (UFAL) Não tive a intenção: ressignificações culturais do novo politicamente correto
Rosa Lucia Lima da Silva Correia (UFAL) O Quilombo dos Palmares, a imprensa negra e as redes de negritude: trajetória e representações do poder do Movimento Negro
Sandra Nunes Leite (UFAL) A construção de perfis midiáticos diante da perspectiva de campanhas eleitorais
Solange Alboreda/Monica Linhares (SESC-SP/UCM) Midiatização das questões ambientais
Tárcila Driely de Souza Cabral/Karla Mendonça de Lima (FAPEAL) Análise da estrutura comunicacional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal)
Thainá Evellyn Martiano Alexandre/Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues (UFAL) Mídia, política e empreendedorismo: uma análise do discurso de João Dória jr, o “CEO de São Paulo”
Thaísa Corrêa Simão Dantas/Jaciely Karolaynne Santos Lopes (UFAL) Suicídio e Os 13 porquês: Um Estudo Sobre a Recepção da Série e a Midiatização dos Dispositivos Interacionais
Tiago Quiroga (UnB) Inteligibilidade informacional e erosão do outro no contexto contemporâneo
Ursula Betina Diesel (UnB) Tensão e resistência via pichações - A reação a “Lula Livre” e “Viva a Democracia”
Giovandro Marcus Ferreira/Vanice Pereira da Mata (UFBA) O chefe da Câmara pelo @Instragram manda avisar
Victor Hugo Menezes de Farias (UFAL) As Rádios Comunitárias e a democratização dos meios de comunicação em tempo de mídias sociais
Victor D. Thiesen (UNISINOS) Bolsonaro entre opositores e apoiadores: “tem que fuzilar”; “os senhores é que são nossos patrões”
Wiglison Diego Almeida Beckman/Rita Soares (FAP) Mensageiro da Morte: J.R Avelar, sensacionalismo e espetacularização da violência
Wilmar Rabelo Costa/Kelvin Victor de Vasconcellos Gomes (UFAL) Agência Jr. Foca News: Assessoria e planejamento é o segredo do sucesso!